Aberta chamada para Dossiê: Pesquisas e Práticas em Educação Ambiental e Educação do Campo

10/01/2020 13:35

O dossiê objetiva reunir pesquisas e práticas realizadas em diferentes contextos, escolares e não-escolares, no âmbito da interação entre a Educação Ambiental e Educação do Campo no Brasil, ambos considerados campos de pesquisa que refletem um movimento de contracultura essencial para o fortalecimento da luta dos povos do campo, das águas e das florestas. Ainda que identifiquemos movimentos de destruição e desqualificação de um projeto educacional que parta e atenda a realidade do campo brasileiro, a produção de conhecimento na Educação do Campo já demonstra avanços como a institucionalização em diferentes espaços que envolvem a pesquisa. Do mesmo modo, a Educação Ambiental vem se consolidando com uma amplitude de pautas que contempla, em muitos casos, as temáticas da Educação do Campo, principalmente relativas às questões da justiça ambiental no campo, nas águas e nas florestas, à questão agrária, à luta por territórios e à agroecologia. Essas temáticas unem ambos movimentos e lutam por uma educação alinhada com um projeto societário alternativo, que prima pela diversidade e pela sustentabilidade, pela justiça social e ecológica das culturas e dos povos. É nesse contexto que o dossiê visa destacar a produção acadêmica em ambos os campos e em suas conexões, qualificando o debate acadêmico e fortalecendo ações. A proposta procura reconhecer esse encontro e visibilizar as produções que demonstrem essa relação de forma ética, com rigor metodológico e de análise na produção de dados que potencializem o discurso e a prática política de pesquisa no quadro atual da educação brasileira. Assim, pretende selecionar artigos inéditos que foquem em pesquisas teóricas e empíricas que apresentem de forma articulada o diálogo entre a Educação Ambiental e a Educação do Campo a partir de diferentes contextos e matizes teóricas.

Organização:
Prof. Dr. Marcelo Borges – UFSC
Profª Drª Vanessa Andreoli – UFPR-Litoral

Informações importantes:
Data limite para submissão de artigos: 30 de abril de 2020.
Publicação: Segunda quinzena de julho de 2020.
Normas para publicação: https://periodicos.furg.br/ambeduc/about/submissions