Pesquisa

Os projetos de pesquisa que são coordenados ou que contam com a participação dos professores do EDC podem ser acessados no site do Sistema Integrado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e de Extensão da UFSC.

Acesse: SIGPEX

Professor: Sílvio Domingos Mendes da Silva

Título do projeto: Mapeamento das demandas por formação de professores em Santa Catarina nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas

Número SIGPEX: 201921293

Resumo: Há uma enorme demanda em todo o país por profissionais formados em licenciatura. Segundo o Jornal online Folha (23/01/2017), quase a metade dos professores do ensino médio do país ministra aulas de disciplinas para as quais não tem formação específica. O problema não está apenas nas redes públicas, mas também na rede privada, sendo que se agrava quando se remete à algumas matérias como física, principalmente, mas também matemática. Para além de ter o objetivo de formar professores e cidadãos, a universidade também é responsável por promover o crescimento profissional dos seus docentes. Neste sentido, a formação de professores representa um papel estratégico na qualidade da educação. É fundamental que a instituição tenha conhecimento do mercado e das demandas, além de fornecer as ferramentas necessárias para que o profissional dê conta das demandas e obstáculos. Segundo a Secretaria de Educação Superior – SESU/MEC (2019), o Censo da Educação Superior de 2013 mostram que existiam 7900 cursos de licenciatura na área da educação espalhados pelo país e mais de 200 mil alunos licenciados. Contudo, outro levantamento realizado indica que dos 392.185 ingressantes em licenciaturas em 2010, apenas 201.001 concluíram ao final de quatro anos. O objetivo geral deste projeto é mapear as demandas por professores nas áreas de ciências da natureza e matemática e também de ciências humanas (geografia e histórias), áreas de formação que abrangem o curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC. Como meta final espera-se elaborar 455 mapas digitais com as demandas por professores no estado de Santa Catarina para as áreas específicas, utilizando as ferramentas de geoprocessamento e sistema de informações geográficas, métodos muito utilizados atualmente no meio cartográfico.

Palavras-chave: demanda por professores; ciências da natureza e matemática; ciências humanas; mapas digitais.

Período de atividade: 03/01/2020 a 03/01/2021

 

Professor Marcelo Gules Borges

Título:  A PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL I

Número SIGPEX : 202004124

Resumo: O projeto A Pesquisa em Educação Ambiental e Educação do Campo no Brasil I visa destacar e fortalecer a produção acadêmica que coloque em diálogo a Educação Ambiental e a Educação do Campo. A proposta parte da hipótese interpretativa de que essa relação já habita o universo educacional valorizando as produções acadêmicas. Assim, espera-se fortalecer e embasar o discurso e a prática política da pesquisa diante do quadro atual deste início de década da educação brasileira. Tem-se como objetivo geral produzir e analisar uma base de dados das produções acadêmicas disponíveis de forma online de TCCs, dissertações, teses e artigos publicados em periódicos com qualis CAPES. Para isso, sera realizado i) levantamento online dos materiais disponíveis em bases de dados reconhecidas e sites de instituições brasileiras; ii) identificar e categorizar um banco de dados em site e/ou software de análise quali-quantativa; iii) analisar na escala temporal e nacional/regional a produção acadêmica em termos político, teórico e metodológico; iv) compreender o modo pelos quais a temática desse projeto se apresenta no contexto das Licenciaturas em Educação do Campo do Brasil. Visa-se como resultado a organização de um banco de dados, produção de no mínimo um artigo em periódico com a análise geral do material, a apresentação em pelo menos um evento acadêmico e o fortalecimento de uma rede de cooperação em pesquisa sobre o tema, inicialmente a partir da UFPR Litoral.

Palavras chave: ;Educação Ambiental. Educação do Campo. Cienciometria. Estado da Arte;